Thursday, March 29, 2007

Bom Português

Não tenho nada contra as pessoas do centro e do sul do país, mas a verdade é que está na altura de ficarem a saber uma coisa da qual me posso orgulhar. É certo que o "poruguês padrão" é aquele falado na faixa litoral entre Coimbra e Lisboa, mas a verdade é que só o é , como já referi num post anterior, porque quem decide como se fala e escreve é a Assembleia da República. Se pensarmos bem, de facto, não encontramos grande variação no português do sul (há uma variação de zona para zona, mas não uma variação tão grande como no norte do país, onde nos apercebemos de algumas diferenças quase de porta em porta), no entanto parece-me importante referir que embora mais homogénea, a variação dialectal do sul do nosso país é também mais inovadora... o que revela, portanto, que o português do norte reflecte a língua que se falava originalmente em Portugal. A título de exemplo... é bom que os senhores do sul (sem ofensa) saibam que antigamente não havia, em Portugal, qualquer distinção entre /b/ e /v/, por isso, da próxima vez que criticarem alguém do norte por dizer "bida" em vez de "vida" pensem duas vezes... porque também os vossos antepassados já o fizeram...

4 comments:

ThOR said...

Pois na proxima bez k for a um caveleireiro bou me lemvrar dos lisvoas treze bezes... lololololol

croqui said...

aplausos! muito bem!
concordo plenamente!

e não se esqueçam que portugal começou de "cima para baixo"!

jokitas joana!

Anonymous said...

ganha juizo.....

Rafeiro Perfumado said...

Eu nisso tenho uma grande vantagem... apesar de ter nascido e viver no "sul", tenho as minhas raízes em Coimbra, onde também passei alguns anos. Daí ter ficado com uma "língua" que não identifica a minha origem. Agora quanto aos sotaques, longe de mim gozar com os "b" em vez de "v". Os meus ainda me batiam... ;)

PS: O Rafeiro está de "férias" até 25 de ABril, já o meu dono continua activo, daí ter aqui vindo agradecer e retribuir a visita.