Thursday, April 12, 2007

Distâncias...

Que todos nós gostamos de manter uma certa distância relativamente aos nossos interlocutores, parece-me óbvio... que essa distância varia de acordo com a relação que temos com o interlocutor também... agora que essa distância pode ser medida... quanto a isso, lamento, mas não me parece de todo normal, porque essa distância é diferente nas diferentes culturas.

Pois... mas por incrível que pareça, estas distâncias estão, por assim dizer, "medidas"... hoje tive a oportunidade de rever (porque já as tinha visto no primeiro semestre) uma imagem incluída num estudo (cujo autor não estava referido) onde se medem, em centímetros as distâncias que mantemos em relação àqueles com quem falamos. Parecem-me de tal maneira caricatas, que não resisto a deixa-las aqui, para que também se possam rir...

  1. zona da intimidade: de 15 a 46 cm
  2. zona pessoal: de 46 cm a 1,2 m
  3. zona social: de 1,2 m a 3,6 m
  4. zona pública: acima dos 3,6 m

Acho que a partir de hoje vou andar sempre com a fita métrica atrás de mim... quem se aproximar mais do que deve, leva!!! LOL

3 comments:

ThOR said...

acho k te esqueceste de um menos no primeiro numero da medida de intimidade ;););)

lolololol

Anonymous said...

n convem... beixinhux

Pedro Melo said...

nao ha margem de tolerancia???