Wednesday, May 03, 2006

Maratona da Dança

No passado Sábado, 29 de Abril, comemorou-se por todo o país (e por todo o mundo) o Dia Mundial da Dança. No âmbito destas comemorações realizaram-se em Lisboa, no Teatro Camões, a III Gala Internacional de Bailado (no Sábado) e uma Maratona da Dança (no Domingo). Infelizmente não tive oportunidade de ir ver a Gala, mas fui ver a Maratona: 7 espectáculos de dança contemporânea em 6 horas... Uma vez que era "expressamente proibido fazer qualquer tipo de registo de imagem" tive de conter a minha grande vontade de pegar na máquina fotográfica e registar alguns momentos daquele fabuloso espectáculo.
Apesar disso, gostava de poder partilhar convosco um pouco daquilo que tive oportunidade de ver (sim, porque não falhei um único espectáculo, vi-os todos) e por isso... fui à net procurar imagens dos vários espectáculos. Não encontrei de todos... mas aqui ficam as que encontrei. Sei que não mostram a totalidade, mas dá para terem uma ideia...











1º espectáculo: Dia Maior - coreografia de Né Barros














2º espectáculo: Explodir em Silêncio nunca chega a ser Perturbador - coreografia e interpretação de Tânia Carvalho ( Pode não ser perturbador, mas... na minha opinião é um pouco monótono...)

3º espectáculo: K'Mêdeus - coreografia e interpretação de António Tavares (Se aquilo era dança... eu vou ali e já venho... cruzes!!! Confesso que nesta altura pensei seriamente em dormir...)












4º espectáculo: No começo - coreografia de Daniel Cardos, um dos seis intérpretes (Este sim, foi um espectáculo lindo, brilhante, 5 estrelas! Parabéns ao coreógrafo e aos bailarinos. Adorei! Foi o espectáculo de que mais gostei!)

5º espectáculo: Trovão - coreografia de César Augusto Moniz (Também gostei bastante deste espectáculo. Era diferente, mostrava-nos uma cultura diferente, mas de uma forma muito interessante. Deixo também aqui os meus parabéns ao coreógrafo e aos interpretes, que suaram... e muito!!!)





















6º espectáculo: Jardim de Inverno - coreografia e interpretação de Olga Roriz (Devo confessar que as minhas espectativas relativamente a este espectáculo eram muito elevadas, dada a boa reputação atribuida a esta bailarina e coreógrafa portuguesa... Dito isto, devo também confessar que fiquei um pouco desiludida, pois estava à espera de algo mais mexido, de algo mais alegre e o que vi foi, de certo modo, monótono...)

7º espectáculo: Broken - coreografia de Rui Horta (Lindo!!! Um espectáculo muito pequeno, 13 minutos, apenas, mas que foi suficiente para me deixar fascinada... os dois bailarinos dançaram de tal forma, que tudo parecia fácil... Fez-me lembrar as minhas aulas de dança contemporânea...)

Tenho pena de não poder dizer bem de todos os espectáculos, mas a verdade é que não se pode agradar a todos e em 7 espectáculos... era estranho se me tivessem agradado todos, não? Além disso... era óbvio que iria gostar mais de uns do que de outros....

Perdoem-me desde já os coreógrafos e bailarinos das peças das quais não gostei assim tanto. Talvez o estilo não vá de encontro ao meu...

3 comments:

Pedro Melo said...

Realmente parace mesmo muito interessante!

Deve ser mt fixe!

Anonymous said...

Ai ai... :)
Se tivesses ido ver a Gala eu não escrevia nada aqui, ficava a roer-me por não ter ido! Assim controla-se bem ;) E ainda bem que deixaste aqui o testemunho, para ainda ficarmos com qualquer coisinha do que se passou por lá :D

Anonymous said...

ups... era eu ;)