Thursday, February 09, 2006

Begijnhof

Pronto, aqui fica a resposta. Esta porta, que aparentemente é a porta de uma casa como outra qualquer, leva-nos a uma espécie de bairro, no meio do qual há uma igreja que não é visível do exterior.

Por volta do ano 1150, um grupo de mulheres juntou-se numa espécie de comunidade religiosa, com o objectivo único de cuidar dos doentes. Não eram freiras nem viviam recolhidas num convento, mas não podiam ser casadas. tinham que fazer um voto de castidade, do qual podiam desistir a qualquer momento, e que prometer obediência ao padre da paróquia. Apesar disso, estava estipulada que uma mulher só poderia ser considerada uma Beguine após viver pelo menos 18 meses neste local.

Até ao ano de 1578, Amsterdão era uma cidade maioritariamente católica, apesar da oposição da Reforma Protestante. No entanto, os Calvinistas foram mais fortes e a 26 de Maio de 1578 os Protestantes revoltaram-se e "destronaram", por assim dizer, os padres católicos. A fé cristã passou a ser, então, estritamente proibida, pelo que todas as igrejas, toods os mosteiros e conventos foram confiscados pelas autoridades. Assim, as Beguines tiveram também que entregar a sua igreja, que foi entregue aos ingleses.
As Beguines passaram, então, a reunir-se na sacristia da igreja e mais tarde no jardim de uma das casas do bairro, embora nem sempre na mesma. Em 1665 foram dados os primeiros passos na construção da nova e actual capela do bairro, após a compra de duas casas propositadamente para esse efeito. A construção da capela foi autorizada pelo município com a condição de que o edifício não se parecesse, exteriormente, com uma capela, o que, de facto, foi conseguido.

(Peço desculpa pela extensão deste post, mas achei este local muito interessante e a sua história também, pelo que a quis partilhar convosco. Espero ter passado a informação essencial, de qualquer forma podem sempre consultar o site www.begijnhofamsterdam.nl)

1 comment:

Pedro Melo said...

Um post 5**! E eu bem dizia que era possivelmente uma entrada de uma igreja... ora, nao é propriamente mas... estava quase lá! É que no cimo da porta se viam umas esculturas interessantes...

E valeu a pena esperar pela revelação!!!

Bela foto e obrigado pelas dicas!